sábado, 15 de outubro de 2022

Reflexões sobre o tempo perdido no Celular

 Aqui estamos nós. 

Hoje eu queria trazer uma reflexão rápida: você já parou para analisar quanto tempo passa em redes sociais e qual a duração do tempo de tela do seu celular por um dia? 

Praticamente todos os aparelhos de celular tem uma opção que mostra o tempo de tela e o tempo utilizado em cada aplicativo. No celular da Samsung por exemplo, existe um app chamado bem estar digital que trás essas informações. 

Pois bem, embora eu utilize muito o celular por conta do meu trabalho, tanto no serviço público quanto nos sites, eu venho monitorando o tempo que gasto no celular todos os dias, e percebi que a coisa estava meio fora de controle. 

Imagem Pixabay

Há uns meses, eu estava com um tempo de tela médio de impressionantes 5 horas por dia. É muito tempo para ficar no celular. Vamos descontar aí umas 2 horas que foram utilizadas para fins estritamente profissionais, o que dizer das outras 3 horas? Facebook, Instagram, Tiktok, telegram, navegador da internet, e por aí vai. É aquela coisa, a cada pequena pausa, tinha que pegar o celular e consultar para ver se tinham novas mensagens no WhatsApp, se alguém tinha publicado um Stories no Instagram, ou checar os sites de notícias para ver se tinham novidades.

Realmente, o meu tempo dispendido no celular estava muito alto e eu precisava fazer alguma coisa para melhorar isso, pois eram horas importantes que poderiam estar sendo investidas em algo mais promissor e construtivo.

Considero o período gasto em certos aplicativos de celular não apenas como perda total de tempo, mas até mesmo como algo prejudicial. Já existem diversos estudos sobre isso, mas não vou me alongar aqui sobre isso, para mim basta saber que é algo que não me faz bem e pronto. Preciso melhorar isso, se necessário for até mesmo com um tratamento mais radical, afinal, é minha vida que está indo para o ralo.

Então resolvi que iria melhorar esse cenário. Ainda estou nesse processo, mas já decidi desinstalar alguns aplicativos lixos como o Tiktok, e os que não desinstalei comecei a me monitorar mais, o que fez com que a média do meu tempo de tela caísse para 3 horas. 

Sim, eu sei, ainda é demais, ainda dá para melhorar muito, embora como disse anteriormente, eu utilize muito alguns aplicativos no meu trabalho, tenho certeza que não preciso das 3 horas para resolver as minhas questões profissionais. Creio que uma hora de celular já seria mais que suficiente.

O complicado de hoje em dia é que o celular nos tornou basicamente pessoas disponíveis o dia todo, a qualquer momento, em qualquer lugar. Alguém te manda uma mensagem no WhatsApp e espera que você responda o mais rápido possível, podendo ser interpretado até mesmo como uma descortesia ou desfeita se a mensagem não for respondida rapidamente. E se for seu chefe então, como colocar um limite se ele não tiver bom senso? 

E agora, nesse período eleitoral, a situação de algumas pessoas piorou enormemente em relação ao tempo desperdiçado em redes sociais. Conheço pessoas de ambos os lados da política que ficam o dia inteiro postando mensagens e discutindo com outras pessoas, tentando convencer que o seu candidato é melhor que o do outro, e muitas vezes chegando até a agredir verbalmente, se arriscando a responder um processo. Conheço uma pessoa que está respondendo na Justiça por este tipo de postura nas redes sociais, defendendo um candidato que nem sabe que ela existe e que com certeza não vai ajudá-la a arcar com as custas do processo e nem com a indenização da outra parte, caso seja condenada. 

Será que a pessoa acha que ela está mesmo fazendo algo construtivo pelo o país agindo desta forma? Será que uma pessoa que fica 8 horas postando mensagens políticas vai conseguir angariar um mísero voto para o seu candidato nesta altura do campeonato? Tenho as minhas dúvidas.

Enfim, onde eu quero chegar? Queria chegar justamente no óbvio: tempo é dinheiro, cacete! Então não devemos jogar o nosso tempo (dinheiro) na lata do lixo.

Mas tempo não é só dinheiro: tempo é vida, é a única coisa que temos, é a única coisa que realmente nos pertence. Não é só porque tempo é dinheiro, tempo também pode ser amor, através da dedicação à família, tempo também pode ser amor para com nós mesmos, quando nos cuidamos. 

Aquela uma hora que fulano perdeu no facebook discutindo bobagens ou vendo o que não é da sua conta, poderia ter feito uma corrida de 7 Km, algo que seria benéfico para o seu corpo e para sua mente, ajudaria a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, etc.

Preste atenção no que nos diz sêneca:

“Porque cada dia um pouco de nossa vida nos é tirada; mesmo quando estamos crescendo, nossa vida está em declínio. Perdemos nossa infância, nossa adolescência e nossa juventude. Contando até ontem, todo o tempo passado é tempo perdido; O próprio dia que passamos agora é compartilhado entre nós e a morte. Não é a última gota que esvazia o relógio de água, mas tudo o que anteriormente fluiu; da mesma forma, a hora final em que deixamos de existir não provoca por si só a morte; ela apenas completa o processo de morte. Chegamos à morte naquele momento, mas há muito tempo estamos a caminho”.

Assuma a responsabilidade do seu tempo, com as condições que você tem agora. No mais: acredite no processo. Faça a sua parte.

Muitas pessoas dizem que não tem uma segunda fonte de renda porque não tem tempo. Será mesmo verdade? Hoje eu consigo uma renda considerável com sites porque nos últimos anos abandonei o hábito de ficar discutindo política e outras questões no Facebook. Ainda entro lá, olho os grupos voltados ao Google Adsense e outras áreas do meu interesse, mas nem de longe gasto o tempo que já gastei um dia.

Quem está escrevendo e argumentando o dia inteiro nas redes sociais bem que poderia estar investindo em um blog, escrevendo todos os dias, estudando e buscando parcerias estratégicas para crescer o seu negócio. Lembre-se: você pode ter qualquer profissão e ainda assim ter um site. Não vai te atrapalhar em nada, é um negócio escalável e totalmente "terceirisável". Mas no início você vai precisar dar o sangue, doar o seu tempo, aprender o básico. 

Por fim, para quem assim como eu quer rever a sua relação com o tempo, vou deixar uma dica de leitura, um livro que eu li e me ajudou muito, e agora estou relendo porque senti que não o coloquei devidamente em prática:


Você pode comprar por esse link;

Só um pequeno spoiler: os autores trabalhavam no Google e sabem exatamente as estratégias utilizadas pelas redes sociais para lhe tornar um viciado.

Por hoje é isso. Se cuidem, cuidem do seu tempo.

Um comentário:

  1. Eu passo muito tempo no celular e já passei mais, nos tempos quando utilizava facebook. Atualmente mais em grupos de wpp (faculdade e de amigos da infância) ou jogando um joguinho de rpg.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...