domingo, 14 de agosto de 2022

Ninguém mais lê blogs...


Vi esse comentário em algum lugar e quis ter mesmo a certeza que ninguém mais lê blogs. Afinal, porque as pessoas vem perdendo tanto o interesse por lê e e escrever? Será que estamos nos tornando uma humanidade burra?

Hoje em dia, tudo é stories e reels no Instagram, ou aqueles vídeos idiotas no tal Tiktok. A verdade é que estamos tendo uma grande mudança na forma de consumir conteúdo, e infelizmente essa mudança não é para melhor.

Eu, de minha parte, continuo lendo e escrevendo, na medida do possível, mas não posso negar que às vezes também me sinto capturado por essa onde de Instagram, facebook e vídeos curtos. 

Pelas estatísticas, este blog que há tanto tempo não escrevo nada ainda recebe algum tráfego. Tenho curiosidade em saber quem ainda passa por aqui, se realmente são pessoas ou apenas robôs espalhando spans. Será que alguém ainda passa parte do seu precioso tempo lendo os textos que com tanto esmero e dedicação eu me dispus a partilha aqui neste espaço?

Fiquei quase um ano sem postar absolutamente nada por aqui, então resolvi escrever deixando o fluxo de palavras sair livremente, escrever simplesmente o me der na telha, sem me preocupar se alguém em algum lugar vai parar um pouco que seja por aqui para ler estas palavras.

É impressionante a quantidade de blogs que são iniciados e logo nas primeiras postagens são abandonados pelos seus donos, escrever não é uma prioridade para quase ninguém, como também ler parece não ser. Então se ninguém vai ler, qual o sentido de se escrever? Então temos um terrível circulo vicioso. Quem escreve quer dividir algo com outra pessoa, ninguém quer escrever para o nada. De outro lado, quem ainda quer gosta de estórias originais, de problemas do dia a dia que sempre atingiram a humanidade, e ainda vão atingir, está ávido por novos textos.

Esse blog começou por uma necessidade que eu tinha lá nos idos do ano de 2018. Sim , já fazem quase quatro anos que comecei por aqui. Estava muito endividado, devendo deus e o mundo como diz o ditado. Mas batalhei, coloquei a cabeça para funcionar, tive ideias e arrisquei. Com o dinheiro que ganhei através de sites consegui pagar todas as minhas dívidas e formar uma robusta (pelo menos para mim) reserva de emergência. 

Hoje minha renda extra supera a minha renda oficial como servidor público. Vivo muito bem e nunca mais tive qualquer problema com dívidas, embora esteja sempre me vigiando. Não dei o passo seguinte para entrar no time dos investidores, para começar a sonhar em viver de rendas através de aportes. Também não tenho a ambição de fazer os meus negócios na internet virarem uma grande startup e me proporcionar a independência financeira. Simplesmente estou vivendo o dia de hoje, trabalhando, gastando, guardando um pouco. E assim eu sigo, e seguirei. 

19 comentários:

  1. Fala AVJ. Continue, conte-nos mais sobre os ganhos extras na Internet. O pessoal gosta muito. Abraço parceiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diario,

      Sempre muito bom ter você por aqui e saber que ainda nos acompanha.
      Meus projetos na Internet vão de vento e polpa, mesmo com as constantes idas e voltas em termos de rendimentos. Mas graças a esses projetos hoje a minha família tem uma tranquilidade financeira bem maior que antes, além de conseguir poupar um pouco.
      Não vou prometer futuros textos pq sempre que eu prometo acabo sumindo e não postando nada, rs, mas na medida do possível quero voltar a escrever por aqui. Abraços amigo.

      Excluir
  2. ótimo post

    nao tenho nada contra mídias modernas (redes sociais), mas acredito que a palavra escrita tem algo de superior a maioria das imagens, videos ou fotos

    é so lembrar de livros sagrados como a biblia crista e a torá - sao relidos ha seculos e nunca deixam de ter relevancia

    duvido q a redes sociais cheguem nesse patamar

    o problema da blogosfera é que o brasileiro não gosta de ler

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Scant!

      O problema das redes sociais modernas é que são altamente preparadas para prender, influenciar e danificar a vida da maioria das pessoas. De qualquer forma, é só uma opinião pessoal, algo q eu acho, não tenho nenhum embasamento. O que eu percebo hoje dia é uma verdadeira epidemia de ansiedade e depressão, e acho que as redes tem muita participação nisso.

      Infelizmente, como vc falou,  o problema da blogosfera é que o brasileiro em geral não gosta de ler, e muito menos escrever. Mas lá pelos idos de 2013/2014, eu lembro que tinham muito mais blogs ativos.

      Mas vamos que vamos. Seu blog é um exemplo de persistência, com excelente conteúdo e discussão de alto nível nos comentários, sempre que posso dou uma passada por lá.

      Abraços

      Excluir
  3. bora bora, what is dead may never die

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sua renda com sites é toda proveniente de adsense? Ando perdido procurando uma renda extra e não consigo achar um norte! Tbm sou servidor... Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anom,

      Sim, todos os meus sites são monetizado com adsense, mas adicionalmente também utilizo outras redes de anúncios,  como taboola e aqueles banners de casas de apostas. Cara, para servidor público site é uma excelente forma de ganhar uma grana extra. Primeiro, você não precisa aparecer se não quiser. Segundo, site é algo que não requer a sua atenção em horários determinados. Você pode criar o site, colocar no ar e publicar artigos a qualquer hora, de qualquer lugar. E uma vez que o seu site esteja bem posicionado e rendendo, vc pode partir pra outro, ou não. Pode ficar uma semana, quinze dias sem nem mesmo aparecer por lá. Por isso para mim foi uma mão na roda trabalhar com isso, pois como minha atividade de servidor em certos períodos exigem muito meu tempo, não teria como ter uma renda extra se tivesse uma obrigação com horários e rotinas de outra atividade. Enfim, vale muito a pena. Apenas não espere resultados rápidos, pois essa é a melhor forma de desistir. Comecei a ter ganhos substanciais depois de mais de um ano de muito trabalho. Mas o importante é começar, se engajar, aprender.

      Excluir
    2. Você toparia uma mentoria (remunerada)? Algo rápido, um bate-papo de uns 30 minutos para indicar alguns caminhos?

      Excluir
    3. Eu,

      Me manda um e-mail no avirada2018@gmail.com que a gente conversa melhor.

      Excluir
  5. Obrigado pela resposta! Vou estudar sobre o assunto, conseguir um material de qualidade e colocar em prática.

    ResponderExcluir
  6. Olá VJ, Investidor Inglês aqui (não ando conseguindo conectar minha conta do google)

    Eu diminui a leitura de blogs devido as postagens terem diminuído.

    Curiosamente, este ano foi o ano em que li mais livros (Em breve escrevo isso no blog)

    Também tem a questão que a galera não escreve mais sobre estratégias. E quando escreve, mal recebem opiniões, desanimando os mesmos a continuar escrevendo.

    Talvez isso seja um ponto sobre a desistência em escrever.

    Outro ponto sobre a diminuição da leitura de blogs são os conteúdos em vídeo. Eu mesmo passei a consumir mais conteúdo dessa forma.

    Mas acho que se surgir alguém com textos bem feitos sobre estratégias, algo novo sobre finanças, pode ser que reanime a galera a voltar a ler.

    Acho.

    Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Investidor Inglês!

      Pois é, os conteúdos em vídeos, storeis e reels estão dominando. Mas os blogs tem um quê de romantismo que só a linguagem escrita pode proporcionar. Além de preservar o anonimato, algo relevante hoje em dia, considerando que as pessoas andam muito sensíveis e qualquer opinião é motivo de intrigas e processos judiciais.
      Outra questão que acho importante é ler e escrever não só sobre investimentos, mas também assuntos afins, como empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, algo que a gente sempre via na finansfera.
      Por mais que tenham centenas de sites abordando profissionalmente esses temas na Internet, é muito mais prazeroso ler isso em pequenos blogs artesanais, onde o contato direto entre o leitor e o blogueiro da um tom especial nas interações. Como praticamente não ganhamos nada em termos de monetizacao nesses blogs, não temos motivos para escrever de forma leviana e simplesmente buscando cliks em anúncios.
      Esse post aqui mesmo já me surpreendeu. Depois de quase um ano parado sem escrever nada aqui, já tive uma repercussão nesse pequeno artigo, o que com certeza vai me motivar a escrever mais nas próximas semanas.

      Abraços amigo!

      Excluir
  7. Eu frequento a blogosfera brasileira desde meados de 2013/2014 e atesto o que você está dizendo.

    Naquela época, os blogs masculinos e voltados para finanças viveram um verdadeiro boom, tanto que o blog do pobretão em certo período chegou a acumular mais de 2000 comentários e índices de visualizações maiores que 1 milhão de views ( e olha que estamos falando de um blog anônimo e que só utilizava a plataforma do próprio bloger para divulgar seus conteúdos).

    De lá pra cá muita coisa mudou. A partir de 2016, a chamada blogosfera começou a decair, primeiro com a queda do pobretão, que acabou influenciando a falência de outros blogs, de modo que hoje a blogosfera brasileira possui um perfil de leitores cada vez mais reduzido.

    Válido destacar também que outras plataformas como facebook e medium, de algum modo, substituiram os antigos blogs por serem mais acessadas e oferecerem ganhos de forma mais rápida. Contudo, é lamentável a decadência do blog enquanto espaço de diário pessoal, de relato de experiências, situações, ideias e outros elementos da vida do escritor para além de qualquer interesse de ganho imediato.

    Fico triste também pelas novas gerações, que com a explosão tecnológica, talvez dificilmente terão competência mínima para ler um blog ( nem quero imaginar a situação em relação aos livros). Vivemos em tempos sombrios no que concerne á leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom,

      Realmente, concordo com tudo com você colocou. É lamentável a decadência dos blogs. Mas enfim, só nos resta fazer o que está ao nosso alcance e tentar manter os poucos blogs que ainda publicam algo ativos, ajudando através de comentários.

      Abraços.

      Excluir
  8. Blog realmente mudou muito, esse negócio de "ganhar muito com adsense", "viver de blog" já passou e creio que não voltará. Escrever tem que ser algo mais voltado para o escritor (como aliviar o estresse ou refletir sobre as próprias ideias) do que para o leitor, que já não são muitos e tende a ser cada vez menos. Somos poucos, mas ainda estamos aqui rsrs.

    Abs
    Chavão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chavão,

      Existem blogs "amadores" como este aqui que não tem o objetivo principal de ser monetizado, porém os sites preparados para monetização ainda rendem muito, e tem muita gente que vive bem com isso. Digo isso porque sou uma delas.

      Excluir
  9. Cara, por muito tempo eu fiquei vindo aqui mês a mês esperando ter uma nova postagem sua hahahah

    Sempre achei muito valioso as coisas que você postava, sobre o seus ganhos com site, a sua virada de vida e tal. Sempre foi muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Fico feliz que as minhas experiências tenham lhe acrescentado algo. A questão é que depois que paguei todas as minhas dívidas, comecei a dedicar o meu tempo livre inteiramente na criação e monetização de sites, algo que rende muito bem, então fiquei meio sem assunto por aqui, já que não entrei formalmente no mundo dos investimentos tradicionais. Mas de qualquer forma, sempre que posso retorno aqui para um post ou outro.

      Abraços.

      Excluir
  10. Ainda acompanho aqui de vez enquando, venho ver se tem algo novo, gosto de falar sobre novas rendas e a minha renda extra tem se limitado recentemente, estou em busca de novas, acho que devo tentar algo como SEO, vamo ver.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...