quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Como Comecei o Meu Site (Money Site)


As primeiras semanas do ano se passando e eu bati todos os recordes de visitas no meu Money Site, que é o site onde venho ganhando uma boa renda com o google adsense.

Mas afinal, como consegui esse feito?


Eu consegui porque me planejei para isso. Consegui porque comecei a programar ainda nos meses de Setembro e Outubro do ano passado, tentando identificar, dentro do meu nicho, quais seriam os temas que normalmente uma pessoa comum consulta logo no início do ano.

Um ano novo trás diversas mudanças nas mais variadas áreas. São novos valores de taxas, mudanças em diversos procedimentos, enfim, uma infinidade de pesquisas no google que as pessoas se utilizam para se atualizarem.

Então eu utilizei uma técnica de SEO que é tentar raquear uma determinada palavra chave que de antemão já sei que será bastante pesquisada em determinada época do ano, muito antes desta época. Assim, quando a palavra começou a ser bastante buscada, eu já estava na frente da maior parte dos sites, até mesmo de grandes portais.

O resultado foi que obtive nestes primeiros dias de janeiro uma excelente quantidade de visita em meu Money site, o que gerou um bom ganho de Adsense. Os ganhos só não estão sendo melhores por que o CPC (custo médio por clique) que os anunciantes estão pagando está muito baixo para todos os nichos, conforme o pessoal que trabalha com isso tem comentado bastante nas redes sociais.

De qualquer forma, o meu saldo de ganhos com o adsense até hoje já está em mais de $ 400. Nada mal! Se continuar assim até o final do mês fecharei com um valor de aproximadamente $ 800, o que daria na cotação de hoje a R$ 3,70 aproximadamente R$ 2.960,00 ! Nada mal para uma renda extra!


Como Comecei o Meu Site 


Tenho recebido no campo de comentários muitas solicitações dos meus amigos para relatar a minha experiência com o site e de como estou conseguindo ganhar dinheiro com ele. Então eu decidi, sempre que puder, ir relatando a minha experiência aqui aos poucos.

O início de tudo foi porque eu queria me manter atualizado em um determinado assunto (nicho) que eu gosto muito e vi na criação de um site a chance de fazer isso. Eu gastava o meu tempo em fóruns da internet respondendo dúvidas sobre este assunto, sem ganhar nada, apenas pelo prazer. Então pensei: por que não fazer o meu próprio site e responder as peguntas lá, através de posts? Pelo menos estaria investindo tempo em algo que é meu e não em sites de terceiros.

Então eu procurei um curso básico de wordpress e o segui passo-a-passo. No início fiz tudo tendo apenas este curso básico por guia. Assim, conseguir montar o site e colocá-lo no ar sem precisar pagar a ninguém (paguei apenas pelo curso) e fiz um pequeno investimento na compra do domínio e na hospedagem. Comecei com uma hospegem compartilhada, tipo hostgator ou Godaddy. De qualquer forma, quem não quiser ou não puder pagar um curso de como criar um site wordpress, no Youtube o que não faltam são vídeos ensinando tudo isso. Se você quer trabalhar com sites, é bom desde já ir aprendendo a buscar e filtrar informações na Internet, pois esse é o cerne do trabalho.

No início eu nem sabia o que era google adsense e nem tinha intenção nenhuma de ganhar dinheiro na internet. Eu só queria escrever sobre aquele determinado assunto e ir atualizando os artigos sempre que houvesse mudanças. Não tinha nenhuma ambição e achava que não teria muitas visitas no site, mas para mim naquele momento isso não importava muito.

Então comecei aos poucos fazendo um post por semana. Criava posts relacionados sobre os temas e fazia links entre eles, algo que acredito ser determinante para obter bons resultados com um site.Eu fique um bom tempo nesta fase "amadora" pois desconhecia o potencial de geração de renda que um site tinha. Pensei algumas vezes até mesmo em excluí o site ou não renovar o domínio, pois estava sem tempo para me dedicar. Comecei a fazer postagens bem esporádicas. Mas apesar deste meu descuido, o site começou a atingir as primeiras posições para algumas palavras-chave. Foi então que eu comecei a pensar na hipótese de ganhar dinheiro com as visitas.

De qualquer forma, para chegar onde cheguei hoje tive um grande trabalho de aprendizado, sobretudo no ano passado que foi o ano da virada com o site, quando comecei a levar o negócio mais a sério e a me dedicar mais. Foram horas e horas de leituras, de vídeos no youtube e de interação em redes sociais e grupos do Wats Zap tentando entender esse mundo de SEO, Adsense e Sites em geral. Conheci muita gente que me ajudou e ajuda, firmei várias parcerias e hoje participo de algumas redes de apoio com outras pessoas que trabalham com isso, algo primordial para obter o sucesso. Sozinho não chegaria a lugar nenhum.

Fiz também alguns cursos específicos de Redação de Artigos com SEO, o que foi algo fundamental. Embora eu não escreva todos os artigos do site, para mim é essencial o conhecimento desta área pois posso modificar os artigos que os redatores escrevem para mim e que às vezes não se atentam à detalhes de SEO. Neste caso farei a recomendação de um curso específico: Redador hacker. O curso é realmente muito bom, pode pesquisar na internet. Vale a pena o investimento.

Então meus amigos não existe dinheiro fácil com adsense e muito menos almoço grátis. Soma-se a tudo isso que relatei acima as seguintes caracteríscas que eu tenho e que me ajudou a obter este sucesso temporário:


  • Sei e gosto muito de escrever 
  • Tenho o "espirito empreendedor"
  • Domino muito os assuntos que escrevo
  • Sou curioso, fuço a internet em buscade tudo o que eu quero
  • Tenho a mente aberta para testar coisas novas
Se você não gosta ou não sabe escrever, isso não é probelma, você poderá contratar redatores, porém sua margem de lucro vai reduzir. Outra questão complicada é encontrar um bom redator. Eu investi muito dinheiro e tempo para encontrar uma pessoa de confiança que escreve melhor do que eu e conhece razoavelmente o meu nicho. E o melhor de tudo: por um excelente preço. Mas confesso que não foi uma tafera fácil. A maior parte dos redatores que encontramos nas plataformas de contratação (workana, 99freelas etc) trabalham com textos copiados ou quando não copiam escrevem mal pra caramba, não conhecem o nicho e são caros. Tive alguns prejuízos com isso, mas foi bom porque pude filtrar e aprendar a contratar um bom redator. Futuramente farei uma postagem apenas sobre este assunto, pois tenho muitas dicas para passar.

Para quem quer entrar nessa área eu tenho um conselho muito específico: Comece! Não espere o domínio perfeito, a hospegagem perfeita, o nicho perfeito. Nesse tipo de trabalho, a procrastinação pode fazer o seu projeto nunca sair do papel.

Se você tem conhecimentos e gosta de escrever sobre algo, começe hoje mesmo. Põe a mão na massa e com o tempo você vai aprendendo os detalhes. Mas volto a afirmar: não esperem almoço grátis e nem facilidade, pois não é fácil.

Como prometi, sempre que puder eu vou relatar aqui a minha experiência neste ramo. De qualquer forma, quem tiver uma dúvida mais específica pode deixar no campo de comentários ou me passar um e-mail: avirada2018@gmail.com que terei o maior prazer em responder, caso souber e tiver tempo. Não sou especialista na área, estou aprendendo também, mas com a pouca experiência que eu tenho talvez possa ajudar alguém. Terei o maior prazer em fazer isso.

Como está o andamento das Minhas Metas 2019


Fiz a atualização da aba de minhas metas no Menu do Blog, como vocês podem ver aqui. Esse ano, quero realmente levar a sério esse negócio de metas. Vou fazer o acompanhamento constante aqui, já chega de ver os anos se passarem e todo final de ano a mesma coisa: as metas ficaram só no papel! 

Este ano vai ser diferente. Comecei o ano já fazendo algumas ações e continuarei na direção das metas traçadas. Tenho muita estrada pela frente, mas venho aprendendo que todo dia posso dar um pequeno passo em direção aos meus objetivos.

Viagem de Férias

Como ninguém é de ferro, estou indo essa semana para um viagem de férias. Vou aqui para um lugar bem próximo de onde moro, não pretendo gastar milhões, apenas de uns dias de descanço e lazer com a minha famíla.

Brevemente estarei de volta com novidades! 



domingo, 6 de janeiro de 2019

Começando 2019 com o Pé Direito: Quitando um Empréstimo!




Pela primeira vez desde que “me entendo por gente”, entrei em uma agência bancária para quitar um empréstimo de forma antecipada. Relutei até o último instante. Pensei em várias hipóteses que poderia utilizar aquele dinheiro, ou até mesmo deixa-lo na poupança com um rendimento irrisório, esperando aparecer alguma “oportunidade”.

Mas o que estava aparecendo era várias situações para gastar o dinheiro. Na verdade, já havia gastado bastante dinheiro em 2018 com coisas que poderiam ter ficado para depois ou nem mesmo era necessárias. Como eu relatei no post anterior, se eu tivesse disciplina e foco, esse ano eu teria começado totalmente livre das dívidas. Mas não me arrependo. O que passou, passou. Bola pra frente! De qualquer forma, usufruí das viagens, me divertir com a minha família e melhorei o nosso conforto através dos itens comprados.

Até 2017 eu estava no modo "Guido Mantega" nas finanças, gastando muito mais do que ganhava e fodendo minha vida

Não posso menosprezar as minhas vitórias. Ao fazer um balanço de como comecei o ano de 2018 quando iniciei esse blog e ver como está a minha situação financeira hoje, melhorei muito. É isso mesmo. Tive uma melhora absurda, mesmo carregando ainda algumas dívidas.

Estou decidido a atingir os meus objetivos neste ano de 2019 que se inicia e um destes objetivos é terminar o ano totalmente livre das dívidas. Para isso, preciso me manter firme na busca das metas que tracei para mim.

Começar o ano quitando uma dívida me deu uma sensação psicologica muito boa de dever cumprido . Saí daquela agência bancária bem mais leve do que entrei e com a consciência de que estava finalmente Plantando a árvore da Independência Financeira em minha vida.

Como Comecei 2018


Neste post de 08/01/2018 com o título de “Na Ponta do Lápis” eu coloquei como estava a situação das minhas dívidas em uma tabela:



Eu estava devendo R$ 55.927, 89 e não tinha um centavo na poupança. Foi assim que eu comecei o ano de 2018. Nada animador concordam?

Meu único “patrimônio” era um carro popular avaliado em uns 25 mil na tabela fipe.

Como estou começando o ano de 2019


Comecei esse ano quitando um empréstimo consignado que estava com um saldo devedor de R$ 17.600,63.

Assim, a situação atual das dívidas ficou da seguinte forma:

Empréstimo Consignado 1 – R$ 20.055,00
Empréstimo Consignado 2-  R$ 1.524,00
Empréstimo Consignado 3- Quitado
Total dívidas:                       21.579,00

Poupança

Saldo atual da Poupança – 12.510,00
Desta forma, fazendo um balanço rápido, se eu amortizar os empréstimos do valor que eu tenho na poupança, estou na verdade com um saldo negativo de R$ 9.069,00.

Bem diferente dos R$ 55.927, 89 que iniciei a minha jornada no ano passado.
Posso dizer que houve uma redução de 46.858,89 nas dívidas.

Hoje eu não devo mais um centavo no cheque especial e tenho apenas compras irrisórias no cartão de crédito.Posso dizer que estou longe do limite.

Volto a afirmar que os valores ganhos nas ações judiciais foram primordiais para conseguir esse feito, mas sem uma conscientização da minha parte conseguida através deste blog e das dicas que aqui recebi não teria conseguido isso.

Sem dúvida nenhuma, se eu não tivesse tirado daqui noções básicas de educação financeira, não teria quitado nenhum dos empréstimos e teria torrado toda a grana sem nem mesmo me dar conta.

Nada é mais importante para conquista dos sonhos do que começar com um objetivo em mente e ter foco nesse sentido. Essa foi uma lição que eu aprendi no ano passado.

Em 2018 tive que "chamar o Meirelles" para melhorar as finanças

Reserva de Emergência


Eu poderia utilizar o valor que ainda tenho na poupança para amortizar os empréstimos que ainda faltam quitar. Mas depois de fazer um estudo sobre a chamada reserva de emergência, eu cheguei à conclusão que é melhor já deixar um valor destinado para isso.

Por quê? Muitas pessoas podem se perguntar por que fazer uma reserva de emergência sem ter quitado todas as dívidas. Mas a questão é: caso ocorra algum imprevisto, se eu não tiver uma reserva, não teria alternativa que não seja voltar a lançar mão de mais empréstimos. Como a emergência normalmente exige dinheiro rápido em mãos, provavelmente esses valores viriam de um crédito caro, como o limite do cheque especial por exemplo.

Pensando nisso, decidi já deixar logo 10 k de reserva de emergência depositados na poupança. Desta forma, o que eu conseguir agora de superávit no meu orçamento será totalmente destinado à amortização das dívidas que ainda faltam. O meu objetivo é começar o ano de 2019 com as dívidas zeradas e já jogando no sonhado time dos investidores.

Para conseguir isso, é primordial continuar postando e interagindo aqui no blog e nos blogs parceiros da Blogosfera de finanças. Essa atitude me ajuda muito, me dando o foco necessário para seguir em frente.
Um forte abraço !


JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...