domingo, 6 de janeiro de 2019

Começando 2019 com o Pé Direito: Quitando um Empréstimo!




Pela primeira vez desde que “me entendo por gente”, entrei em uma agência bancária para quitar um empréstimo de forma antecipada. Relutei até o último instante. Pensei em várias hipóteses que poderia utilizar aquele dinheiro, ou até mesmo deixa-lo na poupança com um rendimento irrisório, esperando aparecer alguma “oportunidade”.

Mas o que estava aparecendo era várias situações para gastar o dinheiro. Na verdade, já havia gastado bastante dinheiro em 2018 com coisas que poderiam ter ficado para depois ou nem mesmo era necessárias. Como eu relatei no post anterior, se eu tivesse disciplina e foco, esse ano eu teria começado totalmente livre das dívidas. Mas não me arrependo. O que passou, passou. Bola pra frente! De qualquer forma, usufruí das viagens, me divertir com a minha família e melhorei o nosso conforto através dos itens comprados.

Até 2017 eu estava no modo "Guido Mantega" nas finanças, gastando muito mais do que ganhava e fodendo minha vida

Não posso menosprezar as minhas vitórias. Ao fazer um balanço de como comecei o ano de 2018 quando iniciei esse blog e ver como está a minha situação financeira hoje, melhorei muito. É isso mesmo. Tive uma melhora absurda, mesmo carregando ainda algumas dívidas.

Estou decidido a atingir os meus objetivos neste ano de 2019 que se inicia e um destes objetivos é terminar o ano totalmente livre das dívidas. Para isso, preciso me manter firme na busca das metas que tracei para mim.

Começar o ano quitando uma dívida me deu uma sensação psicologica muito boa de dever cumprido . Saí daquela agência bancária bem mais leve do que entrei e com a consciência de que estava finalmente Plantando a árvore da Independência Financeira em minha vida.

Como Comecei 2018


Neste post de 08/01/2018 com o título de “Na Ponta do Lápis” eu coloquei como estava a situação das minhas dívidas em uma tabela:



Eu estava devendo R$ 55.927, 89 e não tinha um centavo na poupança. Foi assim que eu comecei o ano de 2018. Nada animador concordam?

Meu único “patrimônio” era um carro popular avaliado em uns 25 mil na tabela fipe.

Como estou começando o ano de 2019


Comecei esse ano quitando um empréstimo consignado que estava com um saldo devedor de R$ 17.600,63.

Assim, a situação atual das dívidas ficou da seguinte forma:

Empréstimo Consignado 1 – R$ 20.055,00
Empréstimo Consignado 2-  R$ 1.524,00
Empréstimo Consignado 3- Quitado
Total dívidas:                       21.579,00

Poupança

Saldo atual da Poupança – 12.510,00
Desta forma, fazendo um balanço rápido, se eu amortizar os empréstimos do valor que eu tenho na poupança, estou na verdade com um saldo negativo de R$ 9.069,00.

Bem diferente dos R$ 55.927, 89 que iniciei a minha jornada no ano passado.
Posso dizer que houve uma redução de 46.858,89 nas dívidas.

Hoje eu não devo mais um centavo no cheque especial e tenho apenas compras irrisórias no cartão de crédito.Posso dizer que estou longe do limite.

Volto a afirmar que os valores ganhos nas ações judiciais foram primordiais para conseguir esse feito, mas sem uma conscientização da minha parte conseguida através deste blog e das dicas que aqui recebi não teria conseguido isso.

Sem dúvida nenhuma, se eu não tivesse tirado daqui noções básicas de educação financeira, não teria quitado nenhum dos empréstimos e teria torrado toda a grana sem nem mesmo me dar conta.

Nada é mais importante para conquista dos sonhos do que começar com um objetivo em mente e ter foco nesse sentido. Essa foi uma lição que eu aprendi no ano passado.

Em 2018 tive que "chamar o Meirelles" para melhorar as finanças

Reserva de Emergência


Eu poderia utilizar o valor que ainda tenho na poupança para amortizar os empréstimos que ainda faltam quitar. Mas depois de fazer um estudo sobre a chamada reserva de emergência, eu cheguei à conclusão que é melhor já deixar um valor destinado para isso.

Por quê? Muitas pessoas podem se perguntar por que fazer uma reserva de emergência sem ter quitado todas as dívidas. Mas a questão é: caso ocorra algum imprevisto, se eu não tiver uma reserva, não teria alternativa que não seja voltar a lançar mão de mais empréstimos. Como a emergência normalmente exige dinheiro rápido em mãos, provavelmente esses valores viriam de um crédito caro, como o limite do cheque especial por exemplo.

Pensando nisso, decidi já deixar logo 10 k de reserva de emergência depositados na poupança. Desta forma, o que eu conseguir agora de superávit no meu orçamento será totalmente destinado à amortização das dívidas que ainda faltam. O meu objetivo é começar o ano de 2019 com as dívidas zeradas e já jogando no sonhado time dos investidores.

Para conseguir isso, é primordial continuar postando e interagindo aqui no blog e nos blogs parceiros da Blogosfera de finanças. Essa atitude me ajuda muito, me dando o foco necessário para seguir em frente.
Um forte abraço !


3 comentários:

  1. Fala, AVJ.

    É com muita alegria que leio seu post e vejo o resultado do seu esforço. 2019 começou muito bem, sim. Desejo que até o final do ano consiga quitar tudo e ainda ter um bom saldo na poupança. Melhore ainda mais sua RE antes de pensar em diversificar em outros produtos (CDB, Tesouro Direto, Ações, FII etc.).

    Abraço, camarada. Estou na torcida!

    Investidor Concursado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor,

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Acredito que os 10 k de reserva emergencial seria o suficiente por enquanto, até quitar as dívidas de uma vez por todas.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  2. Obrigado Falido!

    Sem farei posts aqui sobre o andamento do projeto digital, pois ele é primordial nas minhas finanças. Espero de todo coração poder contribuir de alguma forma com todos aqueles querem começar nessa área!
    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...