domingo, 9 de agosto de 2020

Primeiros passos nos investimentos

Desde quando criei esse blog no início de 2018, o meu objetivo sempre foi entrar para o time dos investidores. Já acompanhava a finansfera brasileira há algum tempo, mas me via muito distante de algum dia ter algo chamado de "investimento". No entanto, esse dia está está chegando e eu já estou me preparando para iniciar oficialmente os meus investimentos.

Saí de uma situação na qual estava devendo 56 k em empréstimos consignados, cartões de crédito, limite de banco e outros tipos de débitos. Foi uma jornada bem dífícil com idas e vindas, mas que enfim consegui vencer e quitar todos os meus débitos, me libertando de uma vida inteira de problemas financeiros.

Minha situação financeira atual

Voltei a tomar o controle da minha situação financeira. Estava meio desleixado, sem anotar os gastos, sem fazer orçamento ou qualquer tipo de controle, e o que é pior: voltando a me endividar no cartão de crédito!

 Acabou porra!!

Já chega. Tirei o dia de ontem para retomar o controle da minha situação financeira. A partir deste mês já estarei novamente sabendo quanto entra e quanto sai em meu fluxo de finanças, com tudo anotado nos mínimos detalhes. Eu preciso deste controle para organizar as minhas finanças e começar os meus investimentos de forma mais segura.

Atualmente eu estou com 20 k na poupança a título de reserva emergencial. Tenho algumas dívidas que fiz no Cartão de crédito, mas nada muito alto, posso ir pagando as parcelas conforme forem vencendo com o meu fluxo de caixa mensal. Ao final deste mês provavelmente eu recebo a minha restituição do IR e o da minha esposa, o que vai me possibilidar o início dos investimentos, pois pretendo manter apenas esses 20 k como reserva de emergencia. Então creio que com esse valor que vou receber no IR ( algo em torno de 10 k) já posso começar a pensar em meus primeiros investimentos, nem que seja a título de aprendizado mesmo.

Considerando que sou servidor público e ainda gozo de uma certa "estabilidade", não vejo necessidade de manter um valor muito alto na reserva emergencial. Creio que a cifra de 20 k seja o suficiente para mim neste momento, então o meu plano é utilizar todo o valor que receber na restituição do IR para dar início a minha carteira de investimentos propriamente dita.

Para isso eu tenho uma conta digital no Banco Inter por onde pretendo começar a investir. Estou estudando algumas alternativas, logicamente que vou começar com muita prudência, mas devo investir algum valor ainda que pequeno na bolsa para ir ganhando alguma experiência.

Já baixei a excelente planilha de investimento no site Além da Poupança que é por onde eu pretendo fazer o acompanhamento da evolução dos meus investimentos.

Tenho algumas dúvidas pontuais, talvez alguém pode me ajudar aí no campo dos comentários: vocês consideram o valor da reserva de emergência como parte dos investimentos, ou seja, eles precisam ser também considerados na planilha de investimentos? Se alguém pude me esclarecer quanto a isso, fico muito grato.

Balanço da semana


Fiz uma postagem meio pesada na semana passada sobre algumas reflexões de como eu me sentia naquele momento e recebi no campo de comentários várias sugestões de pessoas que se mostraram preocupadas comigo. Fiquei muito feliz por todas as manifestações de apoio e sugestões que recebi dos companheiros da Finansfera! Me ajudou a retormar o meu foco e a perceber meus reais objetivos. De certa forma estou seguindo cada sugestão.

A semana foi muito boa em termos de produtividade e de atividades físicas. Estou mantendo as minhas caminhadas todos os dias pela manhã, momento também em que ouço podcasts, músicas e reflito sobre a minha vida. No total de domigo a sábado, percorri 50 Km.

Comecei a fazer as caminhadas no dia 03/07, só falhei duas vezes desde então. Estava com 97 kg, hoje eu estou com 93 kg e sem fazer nenhum tipo de dieta, embora eu venha tentando melhorar a minha alimentação. Mas o meu objetivo principal é saúde mesmo, é ter uma atividade física constante. A partir da semana que vem vou começar a fazer exercícios de calistenia em casa mesmo, com o auxílio de um profissional que prescreveu alguns exercícios para mim.

Quanto às minhas leituras, finalmente consegui terminar de ler " Casa Grande & Senzala" de Gilberto Freire, um livro imenso com mais de 700 páginas mas que realmente valeu a pena pelo aprendizado de muitas coisas sobre a formação social do nosso Brasil.

Por hoje é isso. Até breve!

2 comentários:

  1. Descobri teu blog navegando pelos blogs, VDJ, e está massa demais! Vou seguir sua caminhada e de antemão já desejo sucesso! Vamos que vamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale One!

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Estarei te seguindo também, inclusive adicionei o seu blog em meu blogroll para ir acompanhando as novidades.

      Abraços.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...