domingo, 2 de agosto de 2020

Reflexões de Final de Semana

Reflexões de Sábado


Eis aqui outro final de semana, e eu novamente sem rumo, me sentindo vazio e sem propósito nenhum na vida. Como sempre acontece em momentos assim, parece que todos no mundo estão imbuídos de algum propósito, todos sabem exatamente para onde estão indo, o que querem das suas vidas, mas a mim é negado este propósito. Eu tenho que lutar, eu tenho que criar esse propósito e tenho que ter forças para ir atrás dele custe o que custar.

Ninguém tem certeza de nada, ou na verdade as pessoas criam uma visão para as suas vidas e depois criam uma fé nisso. Enquanto eu, minha única esperança é que o lanche de sábado à noite não termine logo e que não apareçam visitas bem no momento da pizza.

Hoje pela manhã me senti extremamente desmotivado com tudo.  Consegui trabalhar um pouco, mas olhar para o computador estava me enjoando e me fazer perguntar afinal o que eu estava fazendo ali?

Parece que tudo vai bem até chegar o final de semana, até chegar o sábado e o domingo e eu ter um tempo mínimo para refletir sobre a falta de sentido da minha vida, a falta de objetivos que realmente me motivem a agir, que me desafie. Neste momento, meu maior desafio é manter a sanidade em meio a tanta bagunça que eu imagino que é a minha vida.

Não adianta eu ter a ilusão que vou controlar tudo ( e todos). Algumas coisas realmente vão fugir do controle,  mas eu quero ter um mínimo de organização e simplicidade em minha vida. Não preciso de muita sofisticação.  As coisas podem ser simplificadas se eu fizer algum esforço nesse sentido, e creio que atualmente é isso que eu quero: simplicidade para que me sobre tempo para fazer aquilo que realmente eu quero fazer: viver!

Hoje eu consegui ler um pouco pela manhã.  Estou avançando na leitura de um livro grande e denso, Casa Grande, Senzala.  Estou gostando da leitura, embora às vezes eu me desanime quando vejo o quanto ainda falta para terminar. Mas investir um dinheiro neste livro e não vou deixá-lo enquanto não concluir a leitura total da obra. Lógico que vai ser mais uma aquisição no patrimônio intelectual que eu imagino estar construindo para mim dentro da minha própria mente, para quem saber ser utilizado algum dia em alguma discussão de botequim ou em uma prova do Enem. Não sei.

Essa semana fiz uma viagem a uma cidade maior e comprei alguns livros. Mas só vou mesmo começar a lê-los quando terminar a leitura de Casa Grande ,Senzala, embora a tentação de atacar logo esses livros seja quase irresistível.

Finalmente aqui uma coisa que eu gostei de fazer: escrever! Não só uma coisa que eu gostei de fazer, mas algo necessário também. Escrevo porque preciso escrever, porque esse é um dos pilares que dão sentido a minha vida,  com a leitura, as corridas, o trabalho.

Eu só quero uma casa para chamar de minha


Eu quero muito comprar um imóvel, uma casa para chamar de minha, mas bem sei que ainda não fiz o dever de casa.  Não estou controlando as minhas finanças como poderia, não estou acumulando os recursos como poderia estar acumulando. Enfim, eu não tenho  feito o meu dever de casa.

A terapia...


Semana que vem é dia de terapia online. E ai? Vou investir em mim mesmo esse tempo e dinheiro? Vale a pena esse investimento? São perguntas que tenho me feito e que  preciso sem dúvidas avaliar melhor. É a minha vida. É a minha situação financeira que está sob análise.  Talvez eu não tenha outra chance de me autoconhecer como vou ter agora neste trabalho.

No primeiro encontro foi muito bom, eu falei de coisas que talvez nunca tenha dito para ninguém, mexi em algumas feridas. Logicamente que não deu para avaliar nada, mas já foi um bom começo.  Me motivou a continuar como de fato continuarei.  Preciso abrir essa caixa de medos, dúvidas e indecisões que é a minha cabeça.  Preciso descobrir algumas coisas sobre mim mesmo e seguir o meu caminho. Tenho um caminho a seguir. 

Reflexões de domingo

Ontem eu li algo no facebook, sobre a busca que fazemos para identificar aquilo que nos faz feliz e investir nessas coisas. A corrida é uma dessas coisas para mim, onde eu me sinto bem, me sinto vivo, me sinto feliz. É algo que me faz bem e que eu faço com imenso prazer. Neste momento da minha vida eu preciso buscar esse autoconhecimento sobre as coisas que me fazem feliz e investir aí meu tempo.  A vida é muito curta para ser perdida com coisas das quais não gostamos de fazer. É preciso investir onde temos potencial, onde gostamos.

Outra área que me faz muito feliz é a leitura. Ontem por exemplo eu li bastante e isso me fez muito bem. Eu preciso ler todos os dias, preciso investir na leitura, comprar livros, comentar sobre livros, estar em meio a livros. Uma parte importante da minha existência é justamente a leitura e eu jamais quero me esquecer disso. Quero ler até o último dia da minha vida.

Não menos importante para mim é a arte da escrita, e eu tenho a chance de escrever todos os dias, de escrever bastante. Escrevo aqui neste blog, escrevo nos meus blogs comerciais (preciso escrever mais) e a escrita também é uma oportunidade para aprender,  pois para escrever eu preciso estudar um pouco o tema.

Sei que posso escrever bem mais nos meus sites comerciais, e agora com o fim das horas extras que vinham fazendo em meu trabalho creio que isso será cada vez mais constante. É importante pois é uma renda extra e que pode crescer, eu já tenho os canais em mãos que são os meus sites.  Escrevendo para os sites eu consigo atingir vários objetivos ao mesmo tempo: aprender, fazer algo que eu gosto, ajudar as pessoas e ganhar uma renda extra. Isso para mim é muito bom!

Enfim, depois daquela depressão de ontem à tarde, daquela falta de sentido, eu vejo que o meu caminho está em agir sempre e sempre naquilo que eu tenho afinidade, vontade, naquilo que aumenta a minha potência de estar vivo.

Eu não creio que seja difícil de me organizar. Eu preciso tentar.  Me organizando eu posso fazer muito mais e com mais qualidade. Sei que às vezes eu tenho dificuldades em lidar comigo mesmo, isso é normal. Mas como sempre falo, como sempre coloco, não vou desistir de mim mesmo jamais. Enquanto eu estiver vivo eu estarei em busca da minha realização plena, ainda que nunca a alcance. Sim, eu vou buscar os meus sonhos, vou colocar em perspectiva a minha vida, eu vou viver. Só não preciso cometer erros crassos. 

9 comentários:

  1. Assista o filme "O Poder além da vida" Urgentemente!

    Esse filme, vai te dar um pouco de noção sobre oque é propósito.

    Tem várias coisas que podem causar esse vazio em você, mas eu acredito que a principal dela é a FALTA DE DEUS.

    Você faz oração diariamente? Lê a biblia? Faz doações? Frequenta alguma igreja?

    Enfim, outra coisa também é NÃO SERVIR O SEU PRÓXIMO.

    Na verdade, o propósito de vida tão falado por aí, está ligado completamente em SERVIR O PRÓXIMO.

    Se você não trabalha, não age pensando no próximo, sua vida será SEM PROPÓSITO.

    Vou dar um exemplo. Hoje o Bill Gates é Bilionário, mas qual o propósito dele, segundo o mesmo? Encontrar Curas de diversas doenças, enquanto ele viver por aqui. Ele acorda todo dia cedo, motivado para fazer isso.

    Outro exemplo.. Luciano Hang, dono da HAVAN, outro bilionário.

    Qual o propósito desse cara? Criar o máximo de empresas possiveis, para assim GERAR EMPREGOS, INFLUENCIAR PESSOAS, AJUDAR AS MESMAS ATRAVÉS DA SUA INFLUÊNCIA, COLOCAR COMIDA NA CASA DE TRABALHADORES.

    Aí você fala " Porra, mas só bilionario tem propósito?" NÃO.

    Eu citei esses, porque todo mundo conhece.

    Mas um Frentista de Posto pode ter um propósito de servir o cliente com maior qualidade possivel, isso vai fazer com que ele prospere naturalmente na vida e os caminhos vão se abrindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro cara que vai te dar muita noção do que é Propósito é o ítalo Marsili.

      Em especial o antigo canal dele " Melhor familia do mundo"

      Lá tem diversos conteúdos.

      Italo hoje é o Médico Pisiquiatra mais requisitado do Brasil. E o cara só tem 35 anos.

      Tem descendência de 2 papas na veias. Realmente, é um monstro da psicologia e das ciências Sociais.

      Excluir
    2. Obrigado Peão pelo comentário e pelas dicas!

      Na verdade, foi só um desabafo mesmo de um dia ruim que eu quis postar aqui, isso não é o padrão da minha vida.Mas suas dicas foram muito valiosas e sem dúvida vão me ajudar.

      Abraços.

      Excluir
    3. Nesses momentos foca no espiritual, AVJ, pois só Deus mesmo pra nos guiar no caminho correto. Leia João, capítulo 14, na Bíblia.

      O Peão escreveu uma boa recomendação.

      Faço terapia, gosto demais. Me ajuda a ver coisas por outro ângulo, e refletir em situações que sozinho não chegaria lá. Recomendo

      Fica na paz meu amigo.

      Excluir
    4. DP,

      Obrigado pelas palavras e pelas dicas.

      Abraços!

      Excluir
  2. musculação não me deixa desanimar
    atividade física pesada me faz esquecer os problemas
    dores musculares me fazem esquecer da dor de existir

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Scant!

      É justamente isso que venho fazendo e tem funcionado para mim!!

      Excluir
  3. Não existe nenhum próposito especial na vida, a gente apenas sobrevive da melhor maneira possível.
    Pensar demais sobre essas coisas é comum em alguns momentos das nossas vidas, mas não devemos ficar parados nesses devaneios muito tempo.

    Abraço do Investidor Concursado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor,

      Obrigado pelas palavras. É bem por aí mesmo. Ás vezes paramos um pouco para refletir sobre a vida, mas no dia seguinte é preciso retormar o caminho sem perda tempo.
      Obrigado pelas palavras e pela visita.

      Abraços.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...