quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Como Comecei o Meu Site (Money Site)


As primeiras semanas do ano se passando e eu bati todos os recordes de visitas no meu Money Site, que é o site onde venho ganhando uma boa renda com o google adsense.

Mas afinal, como consegui esse feito?


Eu consegui porque me planejei para isso. Consegui porque comecei a programar ainda nos meses de Setembro e Outubro do ano passado, tentando identificar, dentro do meu nicho, quais seriam os temas que normalmente uma pessoa comum consulta logo no início do ano.

Um ano novo trás diversas mudanças nas mais variadas áreas. São novos valores de taxas, mudanças em diversos procedimentos, enfim, uma infinidade de pesquisas no google que as pessoas se utilizam para se atualizarem.

Então eu utilizei uma técnica de SEO que é tentar raquear uma determinada palavra chave que de antemão já sei que será bastante pesquisada em determinada época do ano, muito antes desta época. Assim, quando a palavra começou a ser bastante buscada, eu já estava na frente da maior parte dos sites, até mesmo de grandes portais.

O resultado foi que obtive nestes primeiros dias de janeiro uma excelente quantidade de visita em meu Money site, o que gerou um bom ganho de Adsense. Os ganhos só não estão sendo melhores por que o CPC (custo médio por clique) que os anunciantes estão pagando está muito baixo para todos os nichos, conforme o pessoal que trabalha com isso tem comentado bastante nas redes sociais.

De qualquer forma, o meu saldo de ganhos com o adsense até hoje já está em mais de $ 400. Nada mal! Se continuar assim até o final do mês fecharei com um valor de aproximadamente $ 800, o que daria na cotação de hoje a R$ 3,70 aproximadamente R$ 2.960,00 ! Nada mal para uma renda extra!


Como Comecei o Meu Site 


Tenho recebido no campo de comentários muitas solicitações dos meus amigos para relatar a minha experiência com o site e de como estou conseguindo ganhar dinheiro com ele. Então eu decidi, sempre que puder, ir relatando a minha experiência aqui aos poucos.

O início de tudo foi porque eu queria me manter atualizado em um determinado assunto (nicho) que eu gosto muito e vi na criação de um site a chance de fazer isso. Eu gastava o meu tempo em fóruns da internet respondendo dúvidas sobre este assunto, sem ganhar nada, apenas pelo prazer. Então pensei: por que não fazer o meu próprio site e responder as peguntas lá, através de posts? Pelo menos estaria investindo tempo em algo que é meu e não em sites de terceiros.

Então eu procurei um curso básico de wordpress e o segui passo-a-passo. No início fiz tudo tendo apenas este curso básico por guia. Assim, conseguir montar o site e colocá-lo no ar sem precisar pagar a ninguém (paguei apenas pelo curso) e fiz um pequeno investimento na compra do domínio e na hospedagem. Comecei com uma hospegem compartilhada, tipo hostgator ou Godaddy. De qualquer forma, quem não quiser ou não puder pagar um curso de como criar um site wordpress, no Youtube o que não faltam são vídeos ensinando tudo isso. Se você quer trabalhar com sites, é bom desde já ir aprendendo a buscar e filtrar informações na Internet, pois esse é o cerne do trabalho.

No início eu nem sabia o que era google adsense e nem tinha intenção nenhuma de ganhar dinheiro na internet. Eu só queria escrever sobre aquele determinado assunto e ir atualizando os artigos sempre que houvesse mudanças. Não tinha nenhuma ambição e achava que não teria muitas visitas no site, mas para mim naquele momento isso não importava muito.

Então comecei aos poucos fazendo um post por semana. Criava posts relacionados sobre os temas e fazia links entre eles, algo que acredito ser determinante para obter bons resultados com um site.Eu fique um bom tempo nesta fase "amadora" pois desconhecia o potencial de geração de renda que um site tinha. Pensei algumas vezes até mesmo em excluí o site ou não renovar o domínio, pois estava sem tempo para me dedicar. Comecei a fazer postagens bem esporádicas. Mas apesar deste meu descuido, o site começou a atingir as primeiras posições para algumas palavras-chave. Foi então que eu comecei a pensar na hipótese de ganhar dinheiro com as visitas.

De qualquer forma, para chegar onde cheguei hoje tive um grande trabalho de aprendizado, sobretudo no ano passado que foi o ano da virada com o site, quando comecei a levar o negócio mais a sério e a me dedicar mais. Foram horas e horas de leituras, de vídeos no youtube e de interação em redes sociais e grupos do Wats Zap tentando entender esse mundo de SEO, Adsense e Sites em geral. Conheci muita gente que me ajudou e ajuda, firmei várias parcerias e hoje participo de algumas redes de apoio com outras pessoas que trabalham com isso, algo primordial para obter o sucesso. Sozinho não chegaria a lugar nenhum.

Fiz também alguns cursos específicos de Redação de Artigos com SEO, o que foi algo fundamental. Embora eu não escreva todos os artigos do site, para mim é essencial o conhecimento desta área pois posso modificar os artigos que os redatores escrevem para mim e que às vezes não se atentam à detalhes de SEO. Neste caso farei a recomendação de um curso específico: Redador hacker. O curso é realmente muito bom, pode pesquisar na internet. Vale a pena o investimento.

Então meus amigos não existe dinheiro fácil com adsense e muito menos almoço grátis. Soma-se a tudo isso que relatei acima as seguintes caracteríscas que eu tenho e que me ajudou a obter este sucesso temporário:


  • Sei e gosto muito de escrever 
  • Tenho o "espirito empreendedor"
  • Domino muito os assuntos que escrevo
  • Sou curioso, fuço a internet em buscade tudo o que eu quero
  • Tenho a mente aberta para testar coisas novas
Se você não gosta ou não sabe escrever, isso não é probelma, você poderá contratar redatores, porém sua margem de lucro vai reduzir. Outra questão complicada é encontrar um bom redator. Eu investi muito dinheiro e tempo para encontrar uma pessoa de confiança que escreve melhor do que eu e conhece razoavelmente o meu nicho. E o melhor de tudo: por um excelente preço. Mas confesso que não foi uma tafera fácil. A maior parte dos redatores que encontramos nas plataformas de contratação (workana, 99freelas etc) trabalham com textos copiados ou quando não copiam escrevem mal pra caramba, não conhecem o nicho e são caros. Tive alguns prejuízos com isso, mas foi bom porque pude filtrar e aprendar a contratar um bom redator. Futuramente farei uma postagem apenas sobre este assunto, pois tenho muitas dicas para passar.

Para quem quer entrar nessa área eu tenho um conselho muito específico: Comece! Não espere o domínio perfeito, a hospegagem perfeita, o nicho perfeito. Nesse tipo de trabalho, a procrastinação pode fazer o seu projeto nunca sair do papel.

Se você tem conhecimentos e gosta de escrever sobre algo, começe hoje mesmo. Põe a mão na massa e com o tempo você vai aprendendo os detalhes. Mas volto a afirmar: não esperem almoço grátis e nem facilidade, pois não é fácil.

Como prometi, sempre que puder eu vou relatar aqui a minha experiência neste ramo. De qualquer forma, quem tiver uma dúvida mais específica pode deixar no campo de comentários ou me passar um e-mail: avirada2018@gmail.com que terei o maior prazer em responder, caso souber e tiver tempo. Não sou especialista na área, estou aprendendo também, mas com a pouca experiência que eu tenho talvez possa ajudar alguém. Terei o maior prazer em fazer isso.

Como está o andamento das Minhas Metas 2019


Fiz a atualização da aba de minhas metas no Menu do Blog, como vocês podem ver aqui. Esse ano, quero realmente levar a sério esse negócio de metas. Vou fazer o acompanhamento constante aqui, já chega de ver os anos se passarem e todo final de ano a mesma coisa: as metas ficaram só no papel! 

Este ano vai ser diferente. Comecei o ano já fazendo algumas ações e continuarei na direção das metas traçadas. Tenho muita estrada pela frente, mas venho aprendendo que todo dia posso dar um pequeno passo em direção aos meus objetivos.

Viagem de Férias

Como ninguém é de ferro, estou indo essa semana para um viagem de férias. Vou aqui para um lugar bem próximo de onde moro, não pretendo gastar milhões, apenas de uns dias de descanço e lazer com a minha famíla.

Brevemente estarei de volta com novidades! 



8 comentários:

  1. Excelente post meu amigo. Isso motiva muito a seguir esse caminho e buscar essa renda extra. Obrigado por compartilhar sua experiência AVJ.

    Sigo acompanhando.

    Um grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo resultados obtidos.

    Concordo com você, para ter boa renda na internet com anúncios, é preciso perceber de SEO, esperar algum tempo para que o site possa ranquear melhor e claro, investir num domínio e numa hospedagem pelo menos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D.I.L

      É exatamente isso. Não é fácil, mas vale a pena encarar o desafio. O melhor de tudo é que depois que você consegue uma certa posição, os ganhos se estabilizam e dá para planejar melhor os investimentos.

      Excluir
  3. legal suas dicas... quem é de fora desse meio de blogueiros, como eu, nao sabe nem por onde começar. Ainda assim parece algo tao distante e que exige tanto conhecimento. Eu nao tenho ideia sobre o que eu poderia escrever. Mas a ideia de ganhar um extra é muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ANô,

      Realmente não é fácil começar nada na vida. Mas quando se tem um propósito claro de onde se quer chegar, as ações se tornam mais claras. O primeiro passo talvez seja um curso gratuito para fazer um site Wordpres. No You Tube tem isso aos montes. Indico também, logo de início, fazer um curso sobre SEO. Igualmente, no Youtube pode ser encontrado de forma fácil. Quanto ao assunto, sobre o que poderia escrever, tem que ver qual o tema você tem mais afinidade. Pode ser qualquer coisa!

      Excluir
  4. Parabéns pelo relato. Muito instrutivo.

    Primeira vez aqui.

    Vou adicionar à minha blogroll.

    Sucesso!

    Abraço.

    Mente Investidora
    www.menteinvestidora.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.I.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Também vou te adicionar aqui no Blogroll.

      Abraços.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...