segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O Início


Neste Blog, será narrada a saga que entitularei de "a virada do jogo". Trata-se do desafio que coloquei para mim mesmo objetivando sair da situação de endividamento extremamente complicada em que me coloquei devido à minha impruduência, desleixo, imprevidência e falta de  planejamento financeiro.A ideia de criar esse blog surgiu de uma crise financeira. Uma severa crise financeira enfrentada por um servidor público federal com mais de 35 e menos de 40 anos, com esposa e  filhos. Depois de ler uma postagem do Blog valores Reais e uma postagem no blog do Diário de um Poupador eu me senti motivado, inspirado, influenciado em contar a minha experiência financeira de maneira pública, embora anônima.

Quero narrar cada fato, cada decisão, cada centavo a menos de passivo que conseguir contabilizar no meu patrimônio que por ora está bastante negativo. Quero compartilhar com todos de forma extremamente detalhada a minha real situação e como, através de decisões financeiras erradas que venho tomando desde quando comecei a minha vida profissional, consegui chegar ao fundo de poço financeiro no qual me encontro atualmente.

Acredito que o blog será uma ferramenta extremamente útil para me manter focado no meu projeto que inicialmente estará voltado para sair do vermelho, passo essencial para que, em um futuro próximo, eu possa buscar a independência financeira através de investimentos. O blog será um meio para receber sugestões e conselhos que serão muito bem - vindos. Através deste blog eu pretendo aprender, praticar e transmitir também um pouco de conhecimento financeiro e de outras áreas de desenvolvimento pessoal, como saúde, exercícios físicos e leitura de bons livros. 

Vou iniciar a minha caminhada no vermelho. Não tenho vergonha disso, embora também não seja motivo para me orgulhar. É a verdade, a realidade, é o que tenho para hoje. O ponto em que cheguei atualmente é grave, mas não é irreversível. Sei que atualmente tem pessoas enfrentando situações bem piores que a minha, e talvez nem se deram conta disso ainda. Eu pelo menos tomei consciência, acordei, vi a encrenca em que esteva me metendo e da qual não iria conseguir sair se não tomasse uma decisão contundente e rápida.

Para mim chega. O que já paguei de juros e taxas para as instituições financeiras dariam para construir um patrimõnio considerável, afinal, fiz o meu primeiro empréstimo consignado após três meses de serviço público, há mais ou menos 10 anos atrás, e até a atual data ainda me encontro com o contracheque recheado deles. Cartões de crédito? Tenho três, pagando anuidades, faturas com valores exorbitantes. E por fim o cheque especial, o pior tipo de dívida que existe, a mais alta taxa de juros,além do IOF. Sim, eu também estou com dívida lá no cheque especial. 

Nesse primeiro post não vou especificar em números a minha situação. Isso vai ocorrer nos próximos. Neste momento eu só quero me apresentar mesmo à blogosfera financeira, pontuando desde já que todo conselho, sugestão, observação e incentivos serão de muita valia nesse início de caminhada.

Sei que estou tentando entrar em um meio de pessoas que estão buscando a independência financeira, pessoas que possuem alto grau de conhecimentos e educação financeira. Pode até parecer estranho um devedor como eu tomar a liberdade de invadir esse meio postando os meus balanços negativos, as minhas dívidas e os meus problemas de orçamento doméstico. Mas acreditem: eu preciso disso para me motivar, para me incentivar e me manter focado. Assim como vejo o patrimônio de vocês aumentarem mês a mês, vocês vão presenciar as minhas dívidas diminuindo através de amortizações e de decisões inteligentes, através de força de vontade e organização. E o mais importante, essa virada do jogo, essa volta por cima, esse objetivo estará aqui documentado e quem sabe um dia possa servir de incentivo para outras pessoas empreenderem a mesma busca. 

Quero estipular um compromisso comigo mesmo de fazer uma postagem por semana, salvo motivo de força maior, sendo que no último dia do mês farei uma postagem sobre a minha situação patrimônial. Então vamos lá ...


Um forte abraço a todos.

10 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa,

    Desejo muito sucesso na sua caminhada.

    Feliz 2018 e grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo Apostador.
      Feliz ano novo pra você também. Abraços.

      Excluir
  2. Olá colega. Parabéns pelo blog.

    Vou te adicionar ao blogroll e acompanhar sua saga na quitação das dívidas.

    Você tomou a decisão certa, sair dessa corrida dos ratos, que assola tanta gente, especialmente servidores públicos com empréstimos consignados. E são muitos!

    Há um blog chamado "prosperando", ele está no meu blogroll. Ele tá conseguindo quitar as dívidas dele também, e elas eram de quase 100 mil reais. Vale a pena dar uma passada lá pra conferir.

    Sucesso na caminhada que se inicia pra você.

    Um forte abraço e fica com Deus ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diário de um Poupador, obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo. Suas dicas tem sido muito valiosas para mim, tem me ajudado a refletir a minha situação e já esboçar alguns planos para virar o jogo. Quero lhe agradecer também pela dica do blog prosperando, uma experiência muito parecida com a minha e que com certeza estarei acompanhando de perto.
      Um forte abraço meu amigo, fica com Deus você também.

      Excluir
  3. Bom dia jovem. Primeiramente quero te dar os parabéns por você ter tomado consciência da situação financeira atual, e por querer verdadeiramente sair da condição de devedor para poupador. Isso é edificante.

    Sobre você dizer, "Sei que estou tentando entrar em um meio de pessoas que estão buscando a independência financeira, pessoas que possuem alto grau de conhecimentos e educação financeira. Pode até parecer estranho um devedor como eu tomar a liberdade de invadir esse meio postando os meus balanços negativos, as minhas dívidas e os meus problemas de orçamento doméstico." Não há vergonha nenhuma em fazer isso, acredito que devemos aprender com os melhores, e nada como a finansfera daqui pra aprender.

    Nada melhor do que se expor ao assunto investimentos. Para você começar a criar o hábito, recomendo este texto:

    http://www.valoresreais.com/2017/12/04/modifique-seus-habitos-de-modo-mais-profundo-com-tecnica-da-exposicao-mental-seletiva/

    Grande abraço e torcerei por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Só tenho a agradecer pelas palavras de incentivo. Você nem imagina o quanto isso me ajuda e motiva a continuar no meu projeto, na minha saga de tantar virar esse jogo. Obrigado também pela dica do artigo, com certeza será de muita utilidade a leitura.

      Abraços!

      Excluir
  4. Bem-vindo, vou acompanhar sua trajetória, após indicação do nosso colega Diário de um Poupador.

    Tenha um 2018 abençoado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C. I. Obrigado pela visita ! Espero que acompanhe os passos dessa virada de jogo. No momento o placar não está favorável, mas aos poucos vamos reverter a situação.

      Abraços e um feliz 2018 para você também !

      Excluir
  5. Bem-vindo à blogosfera!

    Eu fico muito honrado e feliz de um de meus artigos ter te inspirado a começar a "virada do jogo".


    Você irá descobrir inúmeros benefícios ao firmar um compromisso "público" de mudar de vida. Você se sentirá mais motivado e certamente cumprirá as metas perseguidas com mais facilidade, do que se estivesse fazendo isso sozinho.

    Conte conosco!!!

    ResponderExcluir
  6. Guilherme,

    É uma honra muito grande receber um comentário seu aqui no Blog. O bolg Valores Reais é sempre uma fonte de inspiração para qualquer um que queria mudar de vida, e o melhor, trás um roteiro completo de dicas e informações extremanente úteis que estão sendo de grande valia para mim.

    Realmente, já estou percebendo as vantagens desse compromisso público em minha motivação e organização para melhorar as minhas finanças e sair das dívidas.

    Muito obrigado meu amigo pelas palavras de incentivo e apoio. Que Deus continue lhe dando essa incrível capacidade de influenciar de maneira tão positiva a vida de tantas pessoas.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...