domingo, 19 de julho de 2020

Recaída em Dívidas: um perigo constante!





Assim como a pessoa que já foi viciada em drogas e parou, a pessoa que já foi endividada um dia vive sob um constante risco de recaída. E desse eu assunto eu posso dizer que entendo. De ambos. Talvez mais pra frente eu faça um post sobre o meu problema com drogas que só por hoje, já fazem uns 10 anos que estou limpo, mas no momento quero abordar o risco de recaída em dívidas.

Quem vem acompanhando este blog sabe que comecei a minha caminhada com quase 60 k de dívidas sem qualquer patrimônio para chamar de meu. Minha realidade eram faturas de cartões de crédito astronômicas, empréstimos consignados a perder de vista, cheque especial no limite e muita, mas muita dor de cabeça em minhas finanças pessoais.

Aos poucos a minha situação financeira foi mudando e eu pude me livrar de todas as dívidas que eu tinha e ainda consegui formar uma razoável reserva de emergência. No entanto, parei de fazer algumas coisas que me ajudaram muito a reverter a minha situação financeira no início, como anotar todos os gastos e fazer o balanço mensal. Parei também com o orçamento. Hoje se você me perguntar qual a despesa mensal fixa da minha família, a resposta é: não sei! Pressinto que estou brincando com álcool perto do fogo.

Outra coisa que acendeu o meu sinal amarelo foram as faturas de cartão de crédito que começaram aos poucos a subir, fruto de algumas compras parceladas que fiz durante essa pandemia, nenhuma delas com itens essenciais, diga-se de passagem. Mesmo com dinheiro em minha reserva emergencial, eu preferi comprar alguns itens parcelados para não mexer nesse dinheiro que está guardado na poupança.

Existe um ditado que diz: “o preço da liberdade é a eterna vigilância”. Nada melhor para descrever o cuidado para não recair em dívidas e em dificuldades econômicas na vida pessoal. E essa vigilância só pode ser realizada com controle dos gastos, ou seja, o velho e bom orçamento, do qual pretendo retornar já no próximo mês.

Não quero de maneira nenhuma colocar a culpa do descontrole financeiro em minha esposa, mas verdade seja dita, fazer controle do fluxo de caixa quando duas pessoas utilizam o recurso e apenas uma faz as anotações é um pouco complicado. Mas aqui cabe o diálogo e o acordo, afinal, a vida financeira de uma família é algo muito sério para ser desprezado. É algo que merece muita atenção e cuidado, sob pena de pequenas dívidas e déficits mensais se tornarem a médio prazo verdadeiras bolas de neve que vão crescendo com o passar dos meses até se tornarem incontroláveis. Sim, disso eu sei pois já passei por esta situação e não pretendo passar novamente.

Atualmente vivo o melhor momento da minha vida em termos de ganho. Estou exercendo um cargo de chefia no meu trabalho, o que me rende um adicional considerável, além de estar fazendo serviços extras e recebendo a mais por isso também. Por outro lado, consigo tirar uma grana dos meus sites todos os meses, não é muito mas incrementa os meus ganhos. Então essa melhora considerável nas entradas de dinheiro acabou fazendo eu relaxar um pouco no controle e por conseguinte gastar mais do que deveria. Mas preciso pensar no meu futuro, sei que esses incrementos de renda não são eternos e inclusive podem acabar a qualquer momento. Só o que tenho de certo mesmo é o meu salário como servidor público. Os sites são instáveis, o cargo de chefia posso perder como também os trabalhos extras que inclusive já tem data pra terminar. Então o momento é para aproveitar e começar enfim a pensar nos meus investimentos.

Em relação a minha saúde, consegui superar as doenças. Além da dengue, ainda adquiri uma outra doença por conta da imunidade baixa, mas já estou 100% curado de tudo isso. Passei em uma nutricionista, dei uma melhorada em minha alimentação e estou tomando várias vitaminas e suplementos para otimizar a minha imunidade, considerando o grande risco de pegar o coronavírus que todos nós de alguma forma estamos expostos.

Com as academias fechadas, eu estou aproveitando para fazer caminhadas todos os dias pela manhã. São caminhadas de uma hora de duração, coloco um podcast e meto o pé na estrada. Estou indo todos os dias, inclusive domingos e feriados e devo dizer que é a melhor coisa que estou fazendo pela minha saúde física e mental atualmente. Embora eu sempre gostei de corridas, estou priorizando apenas as caminhadas neste momento, pois elas me permitem contemplar mais a natureza, ter mais atenção no que estou escutando nos podcasts e o desgaste do corpo não é tão grande como na corrida, o que me permite fazer todos os dias. Também não é todo dia que ouço podcasts. Às vezes ouço música, as vezes não ouço nada e utilizo esse tempo apenas para pensar em minha vida.

Enfim amigos, isso é o que tenho para compartilhar hoje. Como sempre, fica aqui a minha promessa de escrever mais aqui por uma necessidade minha. Sinto-me bem ao escrever aqui, independentemente de quantas pessoas vão ler. Fica também a promessa de fazer alguns posts sobre como lucrar com sites, já que é algo que as pessoas sempre me pedem nos comentários. Até breve!




2 comentários:

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...