terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

De que maneira um estoico poderia viver o “sucesso” na sociedade contemporaneamente?

Um estoico poderia viver o sucesso na sociedade contemporânea ao aplicar os princípios estoicos em sua vida diária. Isso envolveria focar naquilo que pode ser controlado e cultivar virtudes como a sabedoria, a coragem e a justiça.


Por exemplo, um estoico poderia buscar a sabedoria por meio da leitura e do aprendizado contínuo, aplicando o que aprendeu para melhorar sua vida e a dos outros ao seu redor.
Poderia praticar a coragem ao enfrentar seus medos e desafios, em vez de evitá-los, e ao defender aquilo que é certo e justo, mesmo que isso possa ser difícil ou impopular.

Um estoico também poderia buscar a justiça e a generosidade, praticando a empatia e ajudando os outros sempre que possível. Poderia se concentrar em seus deveres e responsabilidades e em realizar suas tarefas com excelência, em vez de se preocupar apenas com os resultados externos.

Além disso, um estoico poderia praticar o autocontrole e a moderação, evitando excessos e impulsos negativos, e focando naquilo que é importante e significativo em sua vida. Dessa forma, poderia viver de acordo com seus valores e princípios, independentemente das circunstâncias externas, alcançando um estado de paz interior e felicidade duradoura.

3 comentários:

  1. recomendo o cof do olavo de carvalho
    o estoicismo é muito limitado

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Scant!

      Não conheço o trabalho de Olavo de Carvalho.

      O Estoicismo tem me ajudado muito com as minhas questões.

      Abs.

      Excluir
    2. dá uma olhada:
      https://www.youtube.com/watch?v=6SvS_f_iOGM&list=PLM_ovO_tRDDA9DIMmNlk9ayoKwaCHVqYy&index=5

      o curso dele de filosofia (COF) é muito melhor.

      abs!

      p.s.: tem um torrent do COF na baia dos piratas

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Em breve responderei.

JOCKO WILLINK: Esse cara pode lhe ajudar a assumir responsabilidades

Jocko Willink é um ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos, palestrante motivacional, autor e podcaster. Ele serviu por mais de 20 anos na ...